terça-feira, 1 de setembro de 2009

Hamlet Sincrético (2005)

HAMLTET SINCRÉTICO, criação coletiva inspirada no clássico de Willian Shakespeare, segundo espetáculo do grupo CAIXA-PRETA, formado por artistas negros. O trabalho reelabora o clássico a partir de uma estética negra, onde os elementos componentes da cultura afro-brasileira servem de metáfora para contar a história.
HAMLET SINCRÉTICO é uma montagem para espaço alternativo, realizado em um pavilhão amplo do Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde as cenas acontecem simultaneamente. A simultaneidade de planos diversos permite uma construção da encenação tanto na horizontalidade quanto na verticalidade, fazendo referência ao palco elizabetano de forma estilizada.
Os personagens são encarnações de tipos ou personagens da mitologia cultural negra, em especial das religiões afro-brasileiras: Hamlet, por ser aquele que busca a justiça, estará associado ao orixá Xangô, O Fantasma Hamlet, o pai assassinado, será Oxalá, Gertrudes, será uma espécie de eterna rainha do carnaval e Polônio será um ex babalorixá que se converteu e virou um pastor evangélico, que nega sua cultura, enquanto que Cláudio será Zé Pilintra por seu caráter amoral.
São usadas referências musicais de matriz africana, executadas ao vivo, principalmente cânticos religiosos do batuque, da umbanda e seu sincretismo, sambas enredos e ladainhas de capoeira.
A Delta V Produções é apoiadora do espetáculo em sua divulgação, na produção de imagem (foto e vídeo) e na gravação de spot de som (em parceira com a S A Produções).

Ficha Técnica

Direção
Jessé Oliveira
Elenco
Vera Lopes
Marcelo de Paula
Silvio Ramão
Juliano Barros
Adriana Rodrigues
Leandro Daitx
Kadoo Guerreiro
Eder Santos
Glau Barros
Vagner Santos
Alessandro Exú Fatumbi
Rodrigo Oná Abadiaxé
Flávio Oyá Tundê
Direção musical
Luiz André
Figurinos
Adriana Rodrigues
Gil Collares
Execução de Axós
Clecí Oxalá Temí Layó
Rosângela Ogun Pelê
Ambientação cenográfica
Jessé Oliveira
Iluminação
Miguel Tamarajó (Jacka)
Coreografia
Adriana Rodrigues
Criação Gráfica
Irene Santos
Assessoria de imprensa
Delta V Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário